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VWCO apresenta nova linha de chassis de ônibus
3/04/23
Categoria: Notícias
Fabricante comemora três décadas de produção com modelos mais tecnológicos
No ano em que celebra 30 anos, a linha de chassis de ônibus Volksbus apresenta nova geração, repleta de novidades tecnológicas para suprir as necessidades do segmento em segurança, tecnologia, conforto e eficiência. Os integrantes da nova família também atendem às normas de emissões Proconve P-8, equivalente ao Euro 6. A marca ainda ampliou o portfólio de peças de reposição com a linha Economy, com componentes a preços mais acessíveis, e também a Greenline, com itens remanufaturados, proporcionando reduções a partir de 20% no custo de aquisição.
A família Volksbus passa a ter sete modelos, num portfólio que atende a todas as demandas de transporte coletivo de pessoas (veja quadro abaixo). Aprimorando ainda mais o conceito sob medida, a montadora criou variações para os chassis, de acordo com a aplicação do veículo e o tipo de suspensão: rural (R) com suspensão reforçada e plataforma elevada; suspensão pneumática, suspensão pneumática no chassi piso alto (SH) e suspensão pneumática no chassi piso baixo (SL). Todos novos modelos chegam com novos entre-eixos e chassis sob medida para as mais diversas aplicações do mercado.
No quesito conforto, os novos ônibus passam a oferecer opcionais com maior ergonomia para o motorista a fim de oferecer melhor produtividade. O painel de instrumentos agora tem melhor ângulo de visão e funcionalidades exclusivas. O novo volante e a alavanca de marchas reposicionada no painel tornam a direção mais fácil e ergonômica.
O sistema de direção também está renovado e oferece menos esforço na condução, com uma dirigibilidade mais leve e macia. Como item opcional, o volante multifuncional chega para oferecer mais tecnologia e ergonomia ao dirigir.
As transmissões automáticas ganham espaço no portfólio, atendendo a demanda dos clientes. Para a família Volksbus com motor dianteiro está disponível a versão de oito velocidades. Já para os modelos com motores traseiros, são duas opções: seis velocidades para o veículo piso baixo e oito velocidades para o piso alto. Para aperfeiçoar a segurança, a nova família traz, como item de série, os controles de estabilidade (ESC) e de tração (ATC), assistente de partida em rampa, bloqueio de partida do ônibus com portas abertas e sistemas de antitravamento das rodas (ABS) e distribuição de frenagem (EBD).
A nova tecnologia embarcada disponibiliza informações e avalia o desempenho do operador em suas rotas, recomendando a melhor forma de direção para menor consumo de combustível. O painel está reformulado com novo display que garante melhor visualização de suas funcionalidades, entre elas uma ferramenta na qual o motorista é avaliado e pontuado de acordo com o desempenho em aceleração, frenagem e troca de marcha, além de receber recomendações para aprimorar esses critérios.
Com novas configurações do trem de força, além de potência e torque, os ônibus Volkswagen estão mais eficientes. De acordo com a montadora, foram desenvolvidos sob medida para entregar em média uma economia de combustível de até 5% quando comparados com antecessores, ao mesmo tempo em que estão com novas potências e torques superiores, trazendo até 10% mais eficiência para todos os tipos de aplicação. Com o novo VW ProfiDriver para a formação de instrutores na rede de concessionários que vão treinar equipes dos clientes para condução econômica, os condutores alcançam uma redução adicional de até 5%.
NOVO PORTFÓLIO
Micro-ônibus
Os novos micro-ônibus são indicados para o transporte urbano, escolar, rural e fretamento, entre outros. Preparados para receber carrocerias de até 11 metros, podem transportar a partir de 20 passageiros sentados na versão rodoviária.
- 9.180 S: motor ISF, quatro cilindros, 180 cv com transmissão manual de seis velocidades e também disponível na versão com suspensão pneumática. Pode receber carrocerias de até 10 metros, transportando a partir de 20 passageiros sentados na versão urbana.
- 11.180 R e S: motor ISF, quatro cilindros, 180 cv com transmissão manual de seis velocidades, disponível na versão rural (R) e com suspensão pneumática (S). Recebe carrocerias de até 11 metros, transportando a partir de 38 passageiros sentados na versão fretamento.
- Chassis com motores dianteiros
Indicados para o transporte urbano, escolar, rural e fretamento, estão preparados para carrocerias de até 13,6 metros e podem transportar até 48 passageiros sentados na versão fretamento.
- 15.210 R e S: motor D08, quatro cilindros, 210 cv, transmissão manual de seis velocidades ou automática de oito velocidades, disponível na versão rural (R) e com suspensão pneumática (S). Pode ser encarroçado com carrocerias de até 12 metros e com capacidade para até 38 passageiros sentados na versão urbana.
- 17.230 S: motor D08, quatro cilindros, 230 cv, transmissão manual de seis velocidades ou automática de oito velocidades e também disponível na versão com suspensão pneumática (S). Podendo receber carrocerias de até 13,6 metros, transporta até 42 passageiros sentados na versão urbana.
- 17.260 S: motor D08, seis cilindros, 260 cv, transmissão manual de seis velocidades ou automática de oito velocidades e também disponível na versão com suspensão pneumática (S). Pode ser encarroçado com carrocerias de até 13,6 metros, tem capacidade para transportar até 48 passageiros sentados na versão fretamento.
- Chassis com motores traseiros
São indicados para o transporte urbano, fretamento e rodoviário. Podendo receber carrocerias de até 14 metros, têm capacidade para transportar em média 50 passageiros sentados.
- 18.320 SL: piso baixo, com acessibilidade para aplicações urbanas, suspensão pneumática controlada eletronicamente, motor D08, seis cilindros, 320 cv e transmissão automática de oito velocidades. Pode ser encarroçado com carrocerias urbanas de até 14 metros, conduzindo até 40 passageiros sentados.
- 18.320 SH: piso alto, suspensão pneumática controlada eletronicamente, motor D08, seis cilindros, 320 cv e transmissão automática de oito velocidades. Pode receber carrocerias de até 14 metros, transportando até 50 passageiros sentados nas versões fretamento e rodoviárias.
Roberto Hunoff
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