Fale conosco pelo WhatsApp

Fique por dentro

Acompanhe as novidades do setor, dicas e os últimos lançamentos Volkswagen.

10 Dicas de economia de combustível para o seu veículo

2/08/22

Categoria: Notícias

Dentro de um negócio conseguir fazer economias é algo muito importante. Quando falamos de pessoas que trabalham com veículos, o jeito mais fácil de economizar é no combustível. Principalmente com o preço do combustível oscilando muito, é sempre importante buscar novas formas de economizar.

Pensando em te ajudar, juntamos aqui 10 dicas muito importantes, que te ensinam a economizar combustível e a manter seu veículo e seu negócio trazendo muito lucro.

Almax
Almax é um aditivo que pode ser acrescentado para ajudar na preservação das características físico-químicas do combustível. O uso constante desse produto, somado às boas práticas durante a armazenagem, garante a manutenção e a conformidade das características do óleo diesel.

Entre as diversas vantagens do uso desse aditivo podemos destacar:

  • Colabora com a preservação dos bicos injetores;
  • Lubrifica a bomba injetora de combustíveis;
  • Ajuda na limpeza da bomba injetora de combustíveis;
  • Previne contra corrosão e oxidação.

Revisões periódicas
Uma máquina que está funcionando da forma correta se esforça menos. Quando falamos de um carro, menos esforço significa menos gasto de combustível. Por isso as manutenções periódicas são muito importantes.

Quando se faz manutenções periódicas, é possível encontrar problemas antecipadamente, evitando que algo estrague e cause ainda mais prejuízos.

Entre os itens de revisão mais comuns e que podem ajudar seu veículo a ficar mais econômico estão: Os filtros de ar e de combustível, todos os fluídos do motor e o sistema de resfriamento do motor. 

Pneus calibrados
Manter os pneus calibrados de acordo com o peso da carga a ser transportada, ajuda a evitar o consumo e aumenta a vida útil dos pneus. Pneus descalibrados fazem o veículo andar como se estivesse levemente freando, o que faz o motor se esforçar mais, e portanto gasta mais combustível. Adicionalmente, faça também alinhamento e balanceamento dos pneus a cada 15 mil quilômetros rodados.

Respeito ao conta-giros
Conduzir de forma orientada pelo giro garante a otimização da alimentação do motor, com menor desperdício de combustível. Consulte o manual do seu veículo, para conhecer todas as informações que são apresentadas no conta-giros, e saber qual a faixa de economia dele.

Uso do Ar condicionado
O uso do ar condicionado está ligado diretamente ao consumo de combustível, já que o equipamento é operado pelo motor. Deixar ele ligado vai aumentar muito o esforço do motor, que por sua vez, vai gastar mais combustível para se manter funcionando. Por isso, o ideal é que o aparelho seja utilizado apenas quando for realmente necessário.

Inércia e a força da gravidade
A física é sua aliada na hora de economizar combustível. O motor não precisa de injeção de combustível a todo instante, a energia cinética mantém o veículo em movimento por muitos metros sem precisar de mais combustível. Por isso, a ideia é saber aproveitar esses momentos para economizar combustível e fazer ele render mais.

A ideia é manter o pé fora do pedal do acelerador mantendo o veículo engrenado, aproveitando o embalo nas descidas.

Suavidade com os pedais
Quando você pisa no pedal do acelerador, está enviando mais combustível para o motor. Toda vez que você pisa, vai mais combustível e quanto mais fundo, mais combustível está sendo injetado no motor. Isso é ótimo para quando você precisa que o veículo dê uma arrancada, porém é péssimo para a economia de combustível.

Quando estiver rodando normalmente, lembre-se de pisar de leve no acelerador, para evitar o gasto desnecessário de combustível. E sempre que for acelerar, ultrapassar, ou mesmo nas retomadas, seja comedido com as suas aceleradas.

Marcha Lenta
Não deixe o veículo ligado sem que esteja  trabalhando, a famosa marcha lenta pode queimar muito combustível, além de também danificar o motor, o que pode comprometer o seu veículo e causar um prejuízo ainda maior.

Rodar sem excesso de peso/carga
O peso a mais também exige mais do motor, e causa um aumento no consumo do veículo. Um motor vai gastar uma quantidade de energia para movimentar um veículo, quando você aumenta o peso, aumenta a carga, e consequentemente, o motor precisa de um esforço maior para conseguir gerar movimento

Inclusive, o excesso de peso, faz com que o motor precise gerar uma força para a qual ele não foi projetado. Assim, além de gastar mais combustível, você também pode acabar danificando não apenas o motor, mas também o sistema de suspensão e os seus pneus.

Buscar capacitação constante e manter equipe treinada
Não importa se você tem uma frota de veículos, ou um único, a pessoas que vai ser a maior responsável pela economia ou gasto excessivo de combustível, é o seu motorista.

Manter os motoristas treinados, garante que eles sabem as melhores práticas de economia de combustível, e até mesmo de segurança deles e dos veículos.

Mais notícias

Acompanhe as novidades do setor, dicas e os últimos lançamentos Volkswagen.

Nossas Unidades

Tietê Oeste

(11) 3622 2000 Atendimento:
Seg a Sex das 08:00 às 18:00
Sábados até as 12:00

Av. Marginal Direita do Rio
Tietê, 700 – Vila Jaguara
[email protected]

Tietê Guarulhos

(11) 2421 3000Atendimento:
Seg a Sex das 08:00 às 18:00
Sábados até as 12:00

Av. Adolf Shindling, 138
Vila Herminia
[email protected]

Tietê Campinas

(19) 3729 3000 Atendimento:
Seg a Sex das 08:00 às 18:00
Sábados até as 12:00  

Av. Anton Von Zuben, 1.721
Jardim São José
[email protected]

Fale com um dos nossos representantes pelo WhatsApp

Clique aqui